É de direito do paciente durante o seu
atendimento no Diagnosticare Laboratório:
1. Ser tratado de forma digna, respeitosa, humanizada, atenciosa e respeitosa por todos os colaboradores, sem qualquer forma de preconceito, raça, etnia, credo, sexo, idade, origem ou quaisquer outros tipos de preconceito por parte dos nossos colaboradores;
2. Ser identificado através de seu nome e sobrenome, ou nome social, e não pelo número de sua senha, nome de sua patologia, apelidos, ou quaisquer outras formas impróprias, preconceituosas ou desrespeitosas;
3. Ter acesso a identificação das pessoas responsáveis direta ou indiretamente por sua assistência, seja através de uniforme e crachás de fácil visualização;
4. Ter o direito de confidencialidade de suas informações assegurados pela manutenção do sigilo profissional, desde que estes não acarretem riscos as demais pessoas ou à comunidade;
5. Receber informações de fácil compreensão e objetivas sobre seu atendimento;
6. Ter conhecimento dos Regulamentos e das Normas vigentes da instituição;
7. Expressar sua insatisfação, queixas e preocupações aos setores responsáveis na instituição, através do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), e receber informações, orientações e esclarecimentos pertinentes de acordo com as normas vigentes;
8. Ter acesso ao detalhamento da cobrança de seus exames, quando realizados sob regime particular;
9. Receber orientações e esclarecimentos acerca de documentos e/ou formulários que porventura sejam apresentados para a sua assinatura, de forma a demonstrar seu entendimento claro e consciente para uma opção segura;
10. Consentir ou recusar a realização dos procedimentos diagnósticos, após ter sido devidamente informado e esclarecido, sem que lhe sejam aplicadas sanções legais ou morais;
11. Ter assegurada a confidencialidade de seu diagnóstico e os resultados de seus exames e tudo aquilo que, mesmo desconhecido pelo próprio paciente, possa o profissional que atua na instituição ter acesso através do histórico do paciente;
12. Se paciente menor de 18 anos de idade, ter como defensores de seus interesses a mãe, o pai ou o responsável legal, que poderá participar ativamente das decisões acerca dos procedimentos diagnósticos, sendo diretamente orientado e esclarecido, exceto quando existir determinação judicial que diga ao contrário.
São deveres do paciente durante o seu
atendimento no Diagnosticare Laboratório:
1. Fornecer toda e qualquer informação que possam interferir nos resultados de seus exames, inclusive o uso de medicamentos, condições pré existentes e hipóteses diagnósticas;
2. Prezar e respeitar pelos direitos dos demais pacientes, colaboradores e prestadores de serviço do laboratório;
3. Utilizar os canais de comunicação disponíveis para exercer seu direito de apresentar reclamações e ou sugestões constatadas em seu atendimento;
4. Buscar informações para tomar ciência de todas as condições de atendimento na Instituição;
5. Conhecer e respeitar todas as normas vigentes da Instituição;
6. Ter em mãos os documentos oficiais com foto, necessários para o atendimento, bem como apresentá-los sempre que solicitado;
7. Honrar com seu compromisso financeiro e saldar suas despesas provenientes de procedimentos diagnósticos prestados pela instituição;
8. Providenciar toda a documentação necessária para autorização do atendimento perante seu convênio médico, bem como entregar as guias de autorização de procedimentos que tiver na sua posse;
9. Zelar pelo patrimônio privado da instituição colocado à sua disposição, visando seu conforto e o dos demais pacientes durante o período de atendimento;
10. Nos casos de pacientes menores de 18 anos, os deveres acima mencionados deverão ser seguidos também pelos seus pais, ou responsáveis;
11. Informar se compreendeu todas as orientações recebidas, e questionar em caso de dúvidas;
12. Assumir a responsabilidade pela recusa na realização dos procedimentos, ou descumprimento das orientações prestadas pelos profissionais.